quarta-feira, 1 de setembro de 2021

FERDINAND BERTHIER: O primeiro líder surdo

  

  Vimos em  Desloges (1779) a primeira manifestação da proposta de uma NAÇÃO SURDA. 

   Mas nosso foco será sobre outra geração de surdos, já no início do século XIX, que levará adiante o projeto político dessa proposta.  Antes de começarmos a estudar os textos indicados, penso que seria interessante uma apresentação um pouco mais aprofundada de alguns desses personagens.


    O primeiro e, certamente, o mais importante deles é Ferdinand Berthier, o organizador do primeiro BANQUETE SURDO e o autor principal com o qual  iremos trabalhar, buscando em sua obra indícios da proposta da NAÇÃO SURDA. 


Histoire et statistique de l’éducation des sourds-muets. 

Notice sur la vie et les ouvrages d’Auguste Bébian. 

Les sourds-muets avant et depuis l’abbé de l’Épée. L’Abbé de L’Épée: sa vie, son apostolat, sex travaux, sa lutte et ses succés. 

L’Abbé Sicard...précis historique sur sa vie, ses travaux et ses succès…


    Antes de começarmos, vamos conhecer um pouco mais sobre Berthier?


Traduzido do verbete da Wikipedia

https://en.wikipedia.org/wiki/Ferdinand_Berthier


Ferdinand Berthier (30 de setembro de 1803 em Louhans, Saône-et-Loire, França - 12 de julho de 1886 em Paris) foi um educador surdo, organizador intelectual e político na França do século XIX e é um dos primeiros defensores da identidade surda e cultura.


    Berthier frequentou a famosa escola para surdos em Paris como um jovem estudante em 1811, quando a escola estava sob a direção de Abbé Roch-Ambroise Sicard. Ele veio do sudeste rural da França para aprender habilidades vocacionais básicas e alfabetização para se preparar para o trabalho como comerciante. Ele foi influenciado por seu professor Roch-Ambroise Auguste Bébian, um homem ouvinte que havia aprendido a Língua de Sinais Francesa e publicou o primeiro estudo sistemático e de defesa da língua. Berthier também ficou impressionado com dois importantes alunos surdos da escola que mais tarde se tornaram professores: Jean Massieu e Laurent Clerc. Aos 27 anos, Berthier havia se tornado um dos professores mais antigos da escola.


    No final de 1837, Berthier solicitou ao governo francês permissão para criar a Société Centrale des Sourds-muets, que foi oficialmente fundada no ano seguinte como a primeira organização a representar os interesses da comunidade surda. A organização tinha como objetivo reunir "todos os surdos espalhados pelo mundo ... para colocar os falantes e surdos de inteligência e coração em relacionamento uns com os outros, não importa a distância, não importa a diferença de idioma, cultura e leis", e ofereceu aos trabalhadores surdos um meio prático de apoio mútuo por meio de "ajuda mútua" e uma maneira de organizar e frequentar aulas de educação de adultos. Berthier desempenhou um delicado ato de equilíbrio como um defensor apaixonado da identidade surda e da língua de sinais, apesar de estarem naquela época sob um clima social e político repressivo.


    Berthier escreveu livros sobre história e cultura surda, observando artistas surdos e poetas de língua de sinais de seu tempo. 



Share:

0 comments:

Postar um comentário