sexta-feira, 6 de agosto de 2021

ABÉE L'ÉPÉE: Seu papel na construção da Nação Surda

    O objetivo dessa pesquisa é apresentar a construção da ideia de NAÇÃO SURDA a partir de textos escritos pelos surdos. Mas, para quem não conhece a história da educação de surdos, vamos apresentar alguns fatos importantes que possibilitaram a organização social e política de grupos de surdos em momentos específicos.

    A figura do educador ouvinte, Abée L´Epée faz parte do imaginário das comunidades surdas em todos os cantos do planeta, mas, claro, para os surdos franceses sua história se confunde com a deles.


    Nesse vídeo (com tradução para Língua Francesa de Sinais, falado em Francês e com legenda em Francês, com possibilidade de tradução automática para o Português na Configurações), o padre  é apresentado como o fundador da primeira escola para surdos em 1760, onde ele desenvolveu o método que lhe deu a fama: utilizando sinais criados por ele (sinais “metódicos”) intercalados com a língua de sinais falada pelos surdos de Paris e a língua escrita.


    As ideias da Revolução Francesa que estava em vias de acontecer, com valorização dos direitos de todos os cidadãos, da liberdade de expressão, foram extremamente favoráveis para o sucesso de sua empreitada. E os anos que se seguiram viram muitos alunos surdos se tornarem eles mesmos professores daquela instituição.






Share:

0 comments:

Postar um comentário